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O tempo é importantíssimo na vida de cada um de nós. Por que não teria relevância na empresa para formar os custos e contribuir na determinação do preço de venda? Nunca temos tempo para fazer tudo o que é necessário, ao menos é isto o que muitas pessoas dizem. Algumas trabalham diariamente mais de doze horas e justificam ser este o tempo necessário para o desempenho das atividades com eficiência. Os filhos reclamam que seus pais não têm tempo para eles, pois trabalham muito. Quando criança, eu brincava com os amigos dizendo o seguinte ditado popular: “o tempo foi pedir para o tempo quanto tempo o tempo tem. Mas o tempo disse que não tem tempo de dizer quanto tempo o tempo tem”. Naquela época era apenas um trocadilho de palavras, mas hoje observo que é a realidade de muitos de nós. Parece-me natural que o preço seja maior no trabalho mais exigente em relação ao tempo. Ao menos é assim que ocorre em diversas atividades. Cito algumas: • No parque de diversões há um tempo para cada brinquedo; quem quiser ir mais deve comprar outro ingresso; • Paga-se a hora da aula de reforço escolar; • O funcionário trabalha 44 horas por semana; se o patrão deseja mais, deve pagar hora extra; • Quanto mais tempo de utilização da energia elétrica, mais cara será a fatura; • O médico cobra por consulta, mas deseja gastar o menor tempo possível. Nas atividades em que o custo da mão de obra é representativo, sabemos que é indiscutível considerar o tempo, pois os colaboradores são remunerados por hora trabalhada (normalmente 44 por semana). É sabido que o preço de venda não é determinado somente pelo custo, mas também pela concorrência e o valor que ele percebe. Porém, comercializar serviços e/ou produtos sem apurar todos os custos pode significar trabalho sem retorno - o lucro -, fundamental para a sobrevivência da empresa. O tempo é igual para todas as pessoas, mas se destacam as mais organizadas e que utilizam o tempo de maneira eficaz. Na empresa em que há boa gestão do tempo dos colaboradores, a chance de retorno é maior. Entendo que o tempo aplicado nas tarefas dos clientes é fator essencial para determinar os custos e identificar a lucratividade gerada no serviço ou produto, razões pela qual deve ser considerado na formação do honorário.

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